domingo, 21 de agosto de 2011

Boas vindas ao I Circuito Cultural MAV!

Olá internautas!
Sejam bem vindos a este que será um dos canais virtuais do I Circuito Cultural Música Aos Vivos.
O MAV é uma iniciativa desta que vos escreve, Karine da Cunha - cantora, compositora e professora de música da Escola de Artes de Chapecó junto a outros músicos naturais de Chapecó e artistas de outros estados brasileiros que estão residindo nesta cidade. Seguem abaixo alguns objetivos desta primeira edição do MAV:
 - CELEBRAR O DIA DO COMPOSITOR BRASILEIRO: no dia 07 de outubro comemora-se a existência deste ofício musical que no nosso país é deveras desvalorizado!Geralmente todos sabem quem gravou ou quem canta determinada música. Mas o autor...em geral é desconhecido ou esquecido.

- VALORIZAR OUTROS ESTILOS MUSICAIS: o MAV vai oferecer a cada noite um espetáculo de Música Popular Brasileira com ênfase em um ritmo/sonoridade. Os músicos participantes do MAV concordam que em Chapecó parece que existe só um tipo de música...e o público acredita! Então na primeira noite teremos rock, na segunda  noite samba da década de 70 aos dias de hoje, na terceira uma mistura de ritmos que Roberto Carlos utilizou ao longo dos seus 50 anos de carreira e pra fechar samba  da década de 20 e 30.

- DIVULGAR TALENTOS LOCAIS: todos os participantes do MAV moram em Chapecó e torcem pela cena musical da cidade. Jackson Kreuz (líder do show da primeira noite é pianista, compositor e professor de música da Fundação Cultural e Escola de Artes de Chapecó; o grupo Noz no Samba é formado na sua maioria por professores da UFFS e vieram do RJ, SP entre outros Estados para morar aqui; o Grupo Vocal da Escola de Artes é formado por pessoas que vieram de cidades vizinhas e do RS e tem a direção da cataúcha Karine da Cunha que vai encerrar o MVA acompanhada de Marcus Bonilla (veio de POA), Sandro Zonta (de Chapecó) e Danilo Martuscelli (veio de Campinas).

- MOVIMENTAR A CENA CULTURAL DA CIDADE: o que mais a gente escuta principalmente de quem veio de fora de Chapecó é: "Aqui não tem nada pra fazer", "Não existe um lugar pra se ouvir uma música legal", etc. Então o MAV é uma iniciativa desesperada para responder pelo menos uma vez: De 29/09 a 02/10 vão ter 4 shows no Auditório dos Bancários! Já comprou o seu ingresso?

- FORMAÇÃO DE PLATÉIA: alunos e educadores concordam sobre o quanto se aprende ao assistir um espetáculo musical. Adquire-se conhecimentos de diversos âmbitos: cênico, musical, social, histórico, humano, etc. E principalmente para os estudantes e profissionais da música é uma grande oportunidade para aprender a ouvir: novo ou esquecido repertório, arranjos, harmonia, timbres, sonoridades, ritmos - é fascinante! Mas infelizmente o público chapecoense é desconfiado, conservador e...preguiçoso! Se dá uma chuvinha...se o artista não é conhecido...se o repertório não está na moda...se o local do show é longe da sua casa...conforme o horário...o povo não vai!

- VALORIZAR REPERTÓRIO "FORA DE MODA": a maioria dos shows do MAV serão inéditos em Chapecó. No dia 29 será a primeira vez que serão ouvidas músicas da carreira solo de Arnaldo Baptista (ex-Mutantes) na cidade; o Noz no Samba como diz o nome faz samba e não pagode...e vai tocar Paulinho da Viola e Cartola (samba chique); o pessoal do sábado sim que já tocou na cidade mas pra essa apresentação estamos preparando algumas surpresas e novidades e no domingo músicas de um compositor que quando eu falo o nome a maioria das pessoas faz uma cara fingindo que conhecem...mas não me enganam!

Então pessoal: todos que se sentirem chamados a atingir os objetivos acima por favor ajudem a divulgar o blog e o evento! Em breve mais notícias! Sugestões, reclamações, etc enviem para musicaaosvivos@gmail.com

Um comentário: